12 de março de 2018

Projeto Trilhas de Aprendizagem



2018 é um ano de novidades na Faculdade IENH. Inovando mais uma vez, o Ensino Superior da Instituição lançou as Trilhas de Aprendizagem, projeto de formação ampliada para acadêmicos.
“Que caminhos podem levar o acadêmico a se sentir mais fortalecido para as mudanças que estão acontecendo no mundo?” – Esse foi o questionamento que motivou o processo de cocriação do projeto, contando com a participação da coordenação, professores, alunos e representantes do mercado de trabalho.  Tal diálogo resultou na iniciativa focada na promoção de experiências significativas para os alunos nas áreas de desempenho cognitivo, emocional, social e físico.
A proposta visa fortalecer o acadêmico para lidar com as pressões e emoções cotidianas, tornando-o ainda mais resiliente diante das adversidades. Para isso, serão desenvolvidas atividades através das seis Trilhas de Aprendizagem: Vínculos, Mentoria de Carreira, Socioemocional, Colaboratividade e Futurismo, Experiência Internacional e também Cultura, Arte e Diversidade. Cada aluno buscará suas Trilhas, conforme a necessidade que possui e, além disso, poderá sempre contribuir com sugestões e novas opções de formação. “É uma filosofia de trabalho que respeita a singularidade. Acredito que as trilhas vão permitir a identificação do acadêmico com questões ou até habilidades que ele precisa aprimorar”, relata o Vice-Diretor de Ensino Superior e da Educação Profissional da IENH – Leandro Sieben.
Voltadas exclusivamente para os acadêmicos da Faculdade IENH, as Trilhas de Aprendizagem serão desenvolvidas através de cursos, oficinas e palestras que podem ser seguidas concomitantemente ao curso de graduação. Buscando auxiliar no aperfeiçoamento pessoal e profissional, as capacitações ocorrerão de forma gratuita ou com investimentos simbólicos para os participantes.  
Sobre as seis Trilhas de Aprendizagem
Vínculos - Oferece apoio aos ingressantes e egressos dos cursos, promovendo uma rede de relacionamento solidário entre acadêmicos.
Mentoria de Carreira - Acompanha o projeto profissional, ao longo da formação, com assessoria de professor especializado.
Socioemocional - Trabalha com técnicas de Mindfulness, Prática de Hatha Yoga e Comunicação Assertiva, além de oferecer capacitação para gerenciamento de conflitos.
Cultura, Arte e Diversidade - Propõe uma série de atividades que buscam sensibilizar o acadêmico para as questões sociais, integrando temas atuais e controversos.
Experiências Internacionais - Oportuniza acesso à formação em idiomas, participação em congressos internacionais, programas de mobilidade discente e intercâmbios.
Colaboratividade e Futurismo - Desafia o acadêmico a se preparar para a transformação digital e os desafios da empregabilidade no futuro.
O lançamento 
Os acadêmicos da Faculdade IENH participaram de momentos de lançamento das Trilhas de Aprendizagem entre os dias 05 e 08 de março. Ao longo da semana, divididos pelos cursos, os alunos puderam conhecer a proposta, trazendo questionamentos.
Os Coordenadores explicaram sobre todo o funcionamento, bem como o objetivo da Instituição de beneficiá-los, reiterando a proposta do “fazer com o acadêmico”. As capacitações que já estão com inscrições abertas, promovidas através das Trilhas de Aprendizagem, também foram apresentadas. Confira as fotos do lançamento aqui.
Conheça mais sobre as Trilhas de Aprendizagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário