23 de junho de 2016

Professor do Curso de Psicologia publica artigos no livro "O Capsi e o desafio da gestão em Rede"

 Professor do Curso de Psicologia da Faculdade IENH – Ricardo Lugon teve dois artigos publicados no livro “O Capsi e o desafio da gestão em Rede”. Lançado neste mês, o livro foi pensado com base em uma experiência concreta de Educação Permanente no Centro de Atenção Psicossocial Professor Luís da Rocha Cerqueira (Caps Itapeva), em São Paulo.
A publicação realizada pela Hucitec Editora visa abranger profissionais da rede pública de serviços envolvidos no cuidado em saúde mental de crianças e adolescentes e criar espaços de diálogos e reflexão. “Breves reflexões e paradoxos sobre a psiquiatria nos Capsi” e “Autismo, o campo das deficiências e as Raps” foram os artigos publicados do Professor Lugon, sendo o último produzido em parceria com a psicanalista Ilana Katz da USP.
Confira a descrição  disponível no site saraiva.com.br:
“Este novo livro foi pensado com base em uma experiência concreta de Educação Permanente que teve lugar no Centro de Atenção Psicossocial Professor Luís da Rocha Cerqueira (Caps Itapeva) em São Paulo. Em maio de 2011 organizamos e implementamos o curso-oficina “O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) e o desafio da gestão em rede” visando abranger profissionais da rede pública de serviços envolvidos no cuidado em saúde mental de crianças e adolescentes e criar espaços de diálogo e reflexão. Nesta época, após longo período de estagnação, vivíamos um momento de expansão dos Capsi na cidade de São Paulo e mais profissionais vinham sendo incorporados às equipes destes novos serviços. Tivemos uma surpresa agradável com o grande número de interessados, até mesmo de outras cidades do estado de São Paulo e de outros estados. Durante o curso as conversas e debates foram muito apreciados e nasceu a ideia de ampliá-lo na forma de um livro que pudesse atingir mais profissionais do campo por este grande Brasil. A proposta inicial era a construção de um livro voltado somente ao Capsi, sua essência e seu cotidiano. No entanto com o passar do tempo foi ficando claro que falar dos Capsi sem as redes nas quais ele está imerso não faria sentido nem estaria conectado com as experiências concretas de profissionais e serviços. Assim sendo ampliamos o escopo do livro chegando ao resultado final”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário