28 de abril de 2016

Coordenadora do Curso de Psicologia publica artigo

A Coordenadora do Curso de Psicologia da Faculdade IENH – Renata Roos teve um artigo publicado.
Escrito pela Coordenadora Renata, em conjunto com Cleci Maraschin e Luciano Bedin da Costa, o artigo “A escritura como dispositivo clinâmico” foi publicado na revista Psicologia Clínica, volume 27 – número 2.
Resumo do artigo
“Este artigo problematiza o conceito de clínica propondo uma interlocução com a concepção filosófica declinâmen. De uma concepção de clínica relacionada ao ato de se debruçar em um leito, repouso, passa-se para um fazer que envolve o desvio, a colisão e a criação conjunta. Para isso, apresenta a escritura dos movimentos de construção dos territórios relacionais entre psicóloga escolar e aluno do ensino médio de uma escola privada do Vale do Rio dos Sinos no Rio Grande do Sul. A experiência desacomodou lugares hegemônicos da clínica tornando ambos, psicóloga e aluno, partícipes de uma escritura comum, entendida como dispositivo, realizada virtualmente por meio de uma ferramenta chamada Google Docs. O escrever junto que essa modalidade tecnológica favorece, permitiu a criação de novas possibilidades de relação, num território que, até então, fazia-se inacessível, esgotado e incrédulo. Para além da proposição de uma outra clínica, o clinâmico é compreendido como plano e operador de desvios, componente de passagem para aquilo que não está atualizado em uma relação, mas que se mostra vívido enquanto potência, acionado em cada novo encontro, a cada nova colisão.”
A publicação está disponível no site Periódicos Eletrônicos em Psicologia – PEPSIC e pode ser acessado no link:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652015000200003


Nenhum comentário:

Postar um comentário