19 de novembro de 2013

Alunos da IENH apresentam trabalho sobre games na UFRGS

Estudante do 1º ano do Ensino Médio da IENH – Arthur Kym e acadêmica do Curso de Psicologia da Faculdade IENH – Caroline Cargnin estiveram, dia 19 de novembro, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS apresentando trabalho sobre o videogame Antichamber.
O trabalho era referente à disciplina Videogames e Cognição Inativa: Bases Teóricas, ministrada pela professora Cleci Maraschin e Carlos Baum da linha de pesquisa  Tecnologias, Cognição e Processos de Subjetivação. Antichamber é um game premiado e que oferece uma dinâmica especial de  puzzle. O jogador se depara com pistas e enigmas estimulantes, capazes de surpreender a cada movimento.
Segundo a Coordenadora do Curso de Psicologia da Faculdade IENH – Renata Roos, que estuda sobre o assunto e participou da construção do trabalho, o estudo dos videogames para aprendizagem tem mostrado que estes têm muito a inspirar no contexto educacional. “Para Gee (2009) os bons jogos incorporam alguns dos princípios da aprendizagem, sendo eles: identidade, interação, produção, riscos, customização, agência, boa ordenação dos problemas, desafio e consolidação, “na hora certa” e “a pedido”, sentidos contextualizados, frustração prazerosa, pensamento sistemático, exploração, pensamento lateral, revisão dos objetivos, ferramentas inteligentes e conhecimento distribuído, equipes transfuncionais e performance anterior a competência”, ressalta Renata.

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