7 de agosto de 2012

CURSO DE EXTENSÃO

ECONOMIA SOLIDÁRIA, SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO:
INTERFACES EMANCIPATÓRIAS

09 e 10 de agosto de 2012

Promoção: Faculdade de Psicologia da IENH e Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo - Secretaria de Administração e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo - SEDETUR
Apoio: SESAMPE- Secretaria do Estado de Economia Solidária, Micro e Pequena Empresa

PROGRAMAÇÃO

Dia 09/08 – quinta-feira

Quinta-feira (09/08)
Horário: 9h às 12h
Abertura
Rachel Tomasi, Secretaria de Administração de Novo Hamburgo
Seno Leonhardt, Diretor Geral da Faculdade IENH
Nelsa Nespolo Departamento de Economia Solidária do Gov. Estado
Coordenação da Mesa : Paulo  L. Marques, Coordenador do Evento

9h30min - A Economia Solidária no Brasil: História, desafios e perspectivas
Dr. Gonçalo Guimarães
Coord. mesa: Paulo Marques

Horário: 13h às 18h
A Economia Solidária e Saúde Mental: Interfaces entre os movimentos sociais
Dr. Paulo Lisandro A. Marques
Ms. Rita de Cássia Maciazeki Gomes
Coord. da Mesa: Renata Roos

16h15min - "Filme Dá pra Fazer"

17h30minin- debate com a coordenação da Oficina de Geração de Renda da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo.
Mônica Paula Thomé, Terapeuta Ocupacional  Coordenadora da Oficina de Geração de Renda Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo

Sexta: 10/08/2012 – sexta-feira
Horário 9h às 12h

9h às 10h30min - Economia Solidária e Educação: Autogestão como processo pedagógico
Claudio Nascimento

10h45min às 12h - Economia Solidária na perspectiva do Serviço Social
- Prof. Dr. Gleny Terezinha Duro Guimarães

Horário 13h às 18h
Tema: Políticas Públicas e experiências modelo

13h às 16h - Mesa :Políticas Públicas Estadual e Municipal  e experiências de Economía Solidária.
Nelsa Néspolo -Representante da Diretoria de Economia Solidária Governo do Estado do RS
Mª Isabel Rodrigues Lima- Representante da Diretoria de Economia Solidária - Prefeitura Novo Hamburgo
Experiências
A experiência da GeraçãoPOA
Ms. Katia S. Barfknecht.
Experiência do PROGRAMA CATAVIDA Novo Hamburgo
Projeto Cadeia Produtiva do PET









MINISTRANTES
Dr. Gonçalo Dias Guimarães : Arquiteto, doutor em Planejamento Urbano pela Universidade de São Paulo e mestre em Planejamento Energético pela COPPE/ UFRJ. Foi Secretário de Desenvolvimento Econômico-Social e Planejamento do Município de Angra dos Reis - RJ(1990-92). É pesquisador da COPPE UFRJ, desempenhando, desde 1995, a função de Coordenador Geral da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares - ITCP COPPE UFRJ. Tem experiência na área tecnológica e de políticas públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: geração de trabalho e renda, cooperativismo popular, desenvolvimento inclusivo e saúde mental.

Dra. Gleny Terezinha Duro Guimarães: Graduada em  Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e  Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul , mestre em Serviço Social pela PUC RS, doutora em Serviço Social pela PUC de São Paulo e Pós-Doutora pela Universidade Católica Portuguesa - Lisboa (2005). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de trabalho, economia solidária, política de assistência social, mercado de trabalho, incubadoras sociais. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Assistência Social - GEPsTAS e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Incubadoras Sociais Solidárias - GEISSOL.

Dr. Paulo Lisandro A. Marques - Doutor em Sociologia pela Universidad de Granada - Espanha; Mestre em Sociologia pelo Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGS/UFRGS e graduado em História pela Faculdade Porto-Alegrense de Ciências e Letras-FAPA. Atualmente é professor das Faculdades IENH e SETREM nos cursos de Psicologia e Administração. Tem experiência na área de pesquisa sobre Movimentos Sociais e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Movimento Social, Economia Solidária, Sociologia Política e Antropologia Social.

Ms. Rita de Cássia Maciazeki Gomes - Psicóloga, mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; tem especialização em aperfeiçoamento em Impactos da Violência na Saúde e especialização em Gestão de Projetos de Investimentos em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Atualmente é coordenadora de estágio e professora do Curso de Psicologia da Faculdade de Três de Maio, também leciona no curso de Psicologia da Faculdade IENH. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade, campo, saúde mental coletiva, políticas públicas, desenvolvimento infantil e população em situação de rua.

Cláudio Nascimento - Educador Popular da RECID(Rede de Educação Cidadã); foi assessor do CEFS ( Centro de Formação em Economia Solidária e coordenador de educação em Economia Solidária da SENAES ( Secretaria Nacional de Economia Solidária do governo federal). Autor de vários ensaios sobre Autogestão, Economia Solidária, Pedagogia da Autogestão.

Nelsa Néspolo-  Diretora do Departamento de Economia Solidária da Secretaria Estadual de Economia Solidária, Micro e Pequena Empresa do Rio Grande do Sul ( SESAMPE). Nelsa é uma construtora histórica da Economia Solidária no Brasil, foi fundadora da Central de Cooperativas e Empreendimentos da Economia Solidária – Unisol Brasil e da JUSTA TRAMA, cadeia do algodão ecológico da economia solidária, que agrega cooperativas de seis estados do Brasil.

Ms. Katia S. Barfknecht- Mestre em Psicologia Social e Institucional (UFRGS) e terapeuta Ocupacional, Trabalhadora da Saúde( Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Porto Alegre), especialista em Saúde Mental HPSP/ESP-RS, Especialista em Saúde e Trabalho da UFRGS.

Ms. Mª Isabel Rodrigues Lima – Psicóloga, especialista em Pedagogia Empresarial e Mestre em Inclusão Social e Acessibilidade. Tem experiência na área de economia solidária, trabalho e organizações, recursos humanos, cooperação e competição (co-opetição), gestão de pessoas e redes de empresas. Compõe o coletivo de educadores do Centro de Formação em Economia Solidária (CFES), é docente da Faccentro e também trabalha com Projetos Sociais. Na gestão pública trabalha como Gerente de Economia Solidária da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário