16 de novembro de 2011

Apresentação de trabalhos dos alunos de Psicologia sobre Direitos Humanos



A aula de Psicologia, Sociedade e Política, do Curso Superior de Psicologia da Faculdade IENH, do dia 11 de novembro, encerrou a série de apresentações de trabalhos sobre Direitos Humanos. Os últimos dois grupos apresentaram pesquisas sobre os temas da Saúde Mental e preconceito contra homoafetivos. O primeiro grupo formado pelas alunas Katia Daudt e Mayte Caroline apresentou pesquisa sobre o movimento antimanicomial e os direitos de cidadania das pessoas com sofrimento psíquico. O grupo convidou a Psicóloga Glauce que trabalha no CAPS – Centros de Atenção Psicossocial – Novo Hamburgo para falar sobre as políticas públicas de saúde mental realizada no Município.

O segundo grupo, formado pelas alunas Franciele Ribeiro e Ana Claudia Oliveira apresentou pesquisa sobre preconceito e violência contra os homoafetivos e as polêmicas sobre os direitos de cidadania. O grupo mostrou os principais argumentos utilizados por quem discrimina e as demandas deste segmento para garantir, através de lei, os seus direitos de cidadania.

As apresentações realizadas em três encontros percorreram os principais segmentos sociais que ainda sofrem violação dos Direitos Humanos (mulheres, negros, crianças, idosos, pessoas com sofrimento psíquico, homoafetivos) e que buscam, desde a constituição de 1988 efetivar seus direitos de cidadania a partir de políticas públicas.

Com o objetivo de conhecer os principais problemas e as demandas destes setores sociais historicamente discriminados e excluídos, foi utilizado o III Programa Nacional dos Direitos Humanos – PNDH, elaborado em 2010 como parâmetro para a pesquisa.

A partir do estudo dos eixos e estratégias do programa, os grupos realizaram uma pesquisa no âmbito da cidade, buscando conhecer o alcance deste debate na sociedade civil e as providências do poder público para contribuir com a realização dos propósitos do PNDH.

No dia 10 de dezembro, às 10 horas, será realizada uma aula especial da Disciplina Saúde Mental com a presença do Pedagogo Elisandro Rodrigues, produtor e roteirista do documentário "4 reais" que conta a história de Dona Teresinha, usuária do CAPS do Bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo. Na ocasião, Elisandro, que também atua como residente no Centro vai abordar as políticas multidisciplinares de saúde mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário