4 de setembro de 2011

ELA POR ELES/ELAS - VIRGÍNIA WOOLF




O mundo contemporâneo produz modos de existência cada vez mais singulares. Os antigos papéis sociais ligados ao feminino encontram-se multifacetados. Hoje existem muitas maneiras de ser mulher e de se viver o feminino.

Para entender a complexidade que envolve este fenômeno, o Curso Superior de Psicologia da Faculdade IENH elaborou o Curso de Extensão Ela por Eles e Ela por Elas. O primeiro encontro ocorreu no dia 02 de setembro e teve como tema: Wirginia Woolf e os múltiplos espelhos do feminino. O comentarista da noite foi o professor Leonardo Martins Garavelo.

Um momento que teve destaque foi a leitura da última carta de Virgínia a Leonardo Woolf, momento que foi acompanhado ao violino pela aluna da 3ª série do Ensino Médio, Bárbara Melilo. Confira a carta abaixo.

Querido,

Tenho certeza de que estou enlouquecendo de novo.

Sinto que não podemos passar por outra daquelas terríveis fases. E desta vez não ficarei curada.

Começo a ouvir vozes, e não posso me concentrar.

Assim, estou fazendo o que me parece melhor.

Você me deu a maior felicidade possível. Não creio que duas pessoas pudessem ser mais felizes até chegar esta doença terrível. Não consigo mais lutar.

Sei que estou estragando a sua vida e que sem mim você poderá trabalhar. E você vai, eu sei. Está vendo, nem consigo mais escrever adequadamente.

Não consigo ler. O que quero dizer é que devo a você toda a felicidade da minha vida. Você foi absolutamente paciente comigo e incrivelmente bom. Quero dizer isso — e todo mundo sabe. Se alguém pudesse me salvar, teria sido você. Perdi tudo, menos a certeza da sua bondade.

Não posso mais continuar estragando sua vida. Não creio que duas pessoas tenham sido mais felizes do que nós fomos.

Virginia Woolf, 1941.

O Curso tem por objetivo promover o contato com a obra de quatro importantes escritores que abordam o feminino: Virginia Woolf, Charles Bukowski, Clarice Lispector e Franz Kafka. Tendo como critério a leitura e a reflexão de um conto específico em cada encontro pretende-se promover o estudo e a discussão das perspectivas abordadas por cada um dos textos e autores. Os próximos encontros serão nos dias 30 de setembro, 28 de outubro e 25 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário