28 de março de 2011

CICLO DE CINEMA PSICOLOGIA IENH





1º CICLO DE CINEMA

PROMOÇÃO: Curso Superior de Psicologia da Faculdade IENH - Disciplina de Antropologia

O 1º Ciclo de Cinema é uma atividade interdisciplinar promovida pelo curso de Psicologia da Faculdade IENH com objetivo de oportunizar momentos de cultura e reflexão aos acadêmicos do curso e comunidade.
Os temas abordados, em cada proposta, estão relacionados aos conteúdos vistos durante o semestre e que, neste formato, propiciam maior sensibilização, produção de sentido e aprendizagem.

Coordenação dos debates: Paulo Marques, professor do componente de Antropologia

PROGRAMAÇÃO

FILME: “CRASH – NO LIMITE” (2004)
DIA: 20/04 (quarta-feira)
Horário: 19h

Sinopse: O filme retrata o preconceito, fazendo-nos perceber que todos nós, de uma forma ou de outra, em inúmeras situações das nossas vidas, também por vezes deixamos que esse sentimento nos invada, tornando-nos pessoas preconceituosas e racistas.
Ao longo do filme, podemos verificar, muitas vezes, que as personagens que sofriam discriminações em virtudes de cor e nacionalidade, acabam por ter momentos em que elas próprias também discriminam outros. ”Crash” faz uma abordagem bastante significativa acerca de alguns temas polêmicos do nosso próprio cotidiano, nomeadamente racismo, xenofobia e os confrontos entre várias culturas e religiões.
Temas abordados: Alteridade, preconceito, etnocentrismo, xenofobia.
Debatedores:
- Marcelo Felipe Vier, Graduação em Filosofia e Especialização em Filosofia e Cinema, professor na IENH.
- Karine Costella Souza Psicóloga, Psicodramatista, Formação em Mediação de Conflitos

FILME: “MINHA VIDA EM COR DE ROSA” (1997)
DIA: 29/04 (sexta-feira)
Horário: 19h

Sinopse: Ludovic, de 7 anos, vive com seus pais e irmãos e acha que é um menino-menina e que vai se transformar em menina a qualquer momento. A criança como protagonista levanta a questão da homossexualidade (neste caso, transexualidade) como condição inata, retira a perversão, opção e escolha consciente, elucidando ser apenas uma característica da pessoa, alheia à sua vontade. Ludovic, inocente e de uma doçura ímpar que nos conquista com seu sorriso e olhar verdadeiros, sofre preconceito e rejeição causados pela intolerância e obtusidade da vizinhança, apenas por ser quem ele é, sem fazer mal a ninguém. Um filme especial, capaz de fazer as pessoas se sensibilizarem com a temática e reverem seus preconceitos. Recebeu 1 Globo de Ouro, 11 outros prêmios e 5 indicações. Roteiro/direção: Alain Berliner.
Temas abordados: Gênero, Identidade sexual, preconceito, homofobia
Debatedores convidados:
- Ildo Vilarinho- Licenciado em História pela Universidade de Brasília, com especialização em Psicodrama (em andamento). Trabalha com adolescentes em situação de vulnerabilidade social (Cidadania), pela Associação de moradores da Vila Sta Anita e pela Associação de Mulheres Solidárias, ambas instituições na Grande Cruzeiro e conveniadas com a FASC (Fundação de Assistencia Social e Cidadania).
- Pablo Potrich Corazza – Psicólogo, especialista em Gestão de Centro Sócioeducativo (UFPR) Coordenador de Programas de Medidas Sócioeducativa em Piraquara/PR


FILME: “JANELA DA ALMA” (2001)
DIA: 20/05 (sexta-feira)
Horário: 19h

Sinopse: Filme brasileiro premiado, “Janela da Alma” (2001) é um documentário de João Jardim e Walter Carvalho. Dá voz e vez a dezenove pessoas com deficiências visuais diversas, desde a miopia discreta até a cegueira total. Elas apresentam sua visão de si mesmas, suas observações acerca dos outros e de suas percepções do mundo. Fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão. O documentário resulta em uma reflexão emocionada sobre o ato de ver, ou não, o mundo e como isso é feito. Entre essas pessoas, um dos mais interessantes depoimentos é o do escritor português José Saramago, celebridade convidada por ter, em 1995, publicado o romance “Ensaio sobre a Cegueira”.  O autor conquistou o Prêmio Nobel de Literatura três anos depois.
Temas abordados: subjetividade, relativismo, inclusão
Debatedores convidados:
- Oriana Holsbach Hadler – Psicóloga, com formação em Psicodrama e mestre em Psicologia
- Roberta Peters – Graduação em Ciências Sociais e mestrado em Antropologia

FILME : “O SOLISTA” (2009)
DIA: 25/05 (quarta-feira)
Horário: 19h

Sinopse: Drama baseado em fatos reais sobre o redentor poder da música. Na história, o jornalista Steve Lopez (Robert Downey Jr.) descobre por acaso a existência de Nathaniel Anthony Ayers (Jamie Foxx), um ex-estudante da universidade Julliard e prodígio em música clássica, que agora se vê na condição de sem-teto e passa os dias tocando violino e violoncelo nas ruas de Los Angeles. Um talento nato, seu sonho é um dia tocar no Walt Disney Music Hall.
Envolto na trágica ironia da vida de Nathaniel, Lopez parece esquecer que é o jornalista, em sua vida de solitário divorciado, viciado em trabalho. Encontra um novo sentido ao tentar entender o talento, a resistência e a ingenuidade que Nathaniel mantém vivendo em meio ao perigo e à miséria, receoso em sair das ruas, com pânico de ser internado. Entra também em questão a maneira como as doenças mentais são encaradas na sociedade e se misturam aos problemas sociais.
Temas abordados: esquizofrenia, saúde mental, solidariedade, exclusão social
Debatedores convidados:
- Oriana Holsbach Hadler - Psicóloga, com formação em Psicodrama e mestre em Psicologia
- José Menna - Psiquiatra, mestre e doutor em Neurociências.
-Vanessa Rodrigues Alves é psicóloga, especialização em Psicologia do Esporte e do Exercício Físico e em Psicodrama. Trabalha com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social (Cidadania), pela Associação de moradores da Vila Sta Anita.

FILME: “OPIUM, DIÁRIOS DE UMA LOUCA” ( 2010)
DIA: 15/06 (quarta-feira)
Horário: 19h

Sinopse: No início do século XX, na Hungria, Josef Brenner, escritor e médico, trabalha em uma clínica psiquiátrica. Durante meses, vem sofrendo um bloqueio mental na hora de escrever: é incapaz de escrever uma única linha e, por causa disso, viciou-se em morfina. Certo dia, chega à clínica uma nova paciente, Gizella, de 28 anos, que, ao contrário, sempre está escrevendo, é fiel à sua agenda e não deixa de escrever, mas é dominada pela obsessão de que um poder cruel e estranho a possui.
Esse filme ganhou 7 importantes prêmios nos festivais do cinema europeu.
Temas abordados: saúde Mental, literatura, instituições
Debatedores:
- Carmen Helena Gessinger - Enfermeira e Odondóloga - especialista em Neurociências pela International Biocentric Foundation. Coordenadora do curso Neurofisiologia das Emoções
- André Luiz Vendel – Psicólogo, residente em Saúde Mental Coletiva pela Escola de Saúde Pública do RS, delegado na IV Conferência Nacional de Saúde Mental - Intersetorial pelo CRP/08, segmento trabalhador
- Luciane Raupp – Professora de Literatura, mestre em Semiótica e doutoranda em Teorias da Literatura

Nenhum comentário:

Postar um comentário