1 de fevereiro de 2011

OFICINAS

O curso de Psicologia da Faculdade IENH oferece a modalidade de Oficinas no seu Projeto Pedagógico, sendo estas compreendidas como atividades curriculares que dinamizam o processo de formação acadêmica.  As oficinas se caracterizam como atividades teórico-práticas nas quais o acadêmico tem a oportunidade de exercitar, ampliar e desenvolver competências e habilidades necessárias à sua prática profissional.

Cada Oficina possui 5 créditos e ao longo do curso será necessário cursar 30 créditos nesta modalidade. Em todos os semestres os acadêmicos terão a oportunidade de cursar Oficinas. O turno e a temática são elaborados pelos próprios acadêmicos e professores de forma participativa. Dessa forma, o curso fomenta o protagonismo, a autonomia e liderança, bem como torna o currículo aberto e flexível.

Essa proposta é inovadora e já foi apresentada em Congressos Nacionais e Internacionais, pelo grupo de professores da Faculdade SETREM*, na qual a proposta vem sendo implementada.
-http://congresosaludmentalddhh.blogspot.com/
- III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão

* A SETREM é uma Faculdade da região Noroeste do Estado que pertence a mesma rede de Educação que a Faculdade IENH - REDE SINODAL

Um comentário:

  1. Estive em contato com os textos produzidos pelos acadêmicos da oficina de fotografia ministrada pelo professor Luciano B. da Costa, no segundo semestre de 2010. Apesar de não estar junto desta turma, foi possível notar a singularidade com que as coisas podem ser percebidas e romantizadas por cada um. Histórias são criadas e imaginadas a partir de um fragmento. Mesmo algo sem vida, pode tocar profundamente um sujeito. O sujeito que não apenas vê, mas que se propõe a pensar sobre aquele pequeno objeto e que, no entanto, acaba debruçado sobre suas próprias questões. A partir das escritas, observou-se a busca de explicações, definições, descrições e algo além, que supere as visões corriqueiras quase esgotadas.
    A oficina de fotografia tem uma proposta interessante, que vai além dos conceitos básicos de Psicologia. Sem se desvencilhar deles, sem recorrer a uma produção rebuscada, foi possível através de um objeto, de uma imagem, de um fragmento de tempo e espaço emergir um conhecimento que não se tinha. Uma sensibilidade inesperada e por fim, um olhar diferenciado, uma das tantas buscas de nós, enquanto acadêmicos de Psicologia. Ver o mundo e, principalmente as pessoas, de uma perspectiva que supere o senso comum para atingir aquilo que se imagina como psicólogo: aquele que não julga, não condena, mas que vê e escuta aquele que o procura, aquele que sofre.
    Karen G. Tavares
    Acadêmica do 8º semestre do curso de Psicologia SETREM

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